GE Tocantins

FAMÍLIA TOCANTINS


O 112º Grupo Escoteiro Tocantins faz parte da Organização Mundial do Movimento Escoteiro (WOSM) desde 11 de abril de 1992 através da União dos Escoteiros do Brasil - Região de São Paulo (UEB/SP).

Realizamos nossas atividades todos os Sábados, das 14:30 às 17:30, no bairro Vila Piauí, Zona Oeste da capital de São Paulo.

Somos mais de 90 associados, entre jovens e adultos, distribuídos nas 4 seções básicas do movimento escoteiro conforme a faixa etária:

Alcatéia Flor Vermelha: Lobinhos (as) de 7 a 10 anos 
Tropa Gladiadores: Escoteiros (as) de 11 a 14 anos 
Tropa Cavalo de Tróia: Sêniores e Guias de 15 a 17 anos 
Clã Tribo Excalibur: Pioneiros (as) de 18 a 20 anos 
Escotistas e Dirigentes: Adultos a partir de 21 anos 
O Grupo Escoteiro Tocantins é Padrão Ouro!

Conquistamos o Ouro pelo quarto ano consecutivo (2008-2012), depois de um Prata (2007) e dois Bronzes (2005-2006).

ORGANOGRAMA




Assembléia de Grupo

É o órgão deliberativo máximo do Grupo, composto pelos membros da diretoria, os pais ou responsáveis, os escotistas (chefes) e os pioneiros (membros juvenis com idade entre 18 e 21 anos) e representação juvenil;

Comissão Fiscal do Grupo

Sob esta denominação genérica, compreende-se os dirigentes que integram a Comissão Fiscal para fiscalizar e orientar os atos contábeis e de administração econômico-financeira do Grupo, especialmente no que se refere à sustentação documentada. Constitui uma autoridade apenas coletivamente, exercendo sua função durante o período em que foram eleitos e prestando contas por escrito dos resultados de sua fiscalização.

Dirigentes

São dirigentes todos aqueles que possuindo capacitação preestabelecida para o fim a que se propõem, forem eleitos ou nomeados para o cargo ou função.

Diretor Presidente

É a pessoa que dirige a Diretoria do Grupo, preside reuniões, faz executar seus acordos e promove tudo aquilo que mantém o bom funcionamento do Grupo. A ele cabem especificamente as tarefas de comunicação com as diversas Seções e com outros órgãos do Grupo, as representações do Grupo, as relações com autoridades e instituições da comunidade.

Diretor Administrativo

É um dos membros da Diretoria do Grupo que dirige o Grupo e é o principal colaborador do Diretor-Presidente nas funções que dizem respeito aos serviços de apoio aos trabalhos educativos, tais como administração, planejamento e outras.

Diretor Financeiro

É um dos membros da Diretoria do Grupo que dirige o Grupo e é o principal colaborador do Diretor-Presidente nas funções que dizem respeito aos serviços de apoio aos trabalhos administrativos no que concerne a finanças, equipamento, patrimônio e outras.

Diretor Técnico

É um dos membros da Diretoria do Grupo Escoteiro e é responsável pela unidade do método escoteiro e pela coordenação da aplicação do programa de jovens em todas as Seções, zelando pela continuidade e constante desenvolvimento das crianças e dos jovens, contribuindo assim para alcançar no Grupo o objetivo da União dos Escoteiros do Brasil. Intervêm na captação, formação e aperfeiçoamento dos escotistas, coordenando as atividades na área de Recursos Adultos do Grupo.

Escotistas

São Escotistas todos aqueles que, possuindo capacitação pré-estabelecida para o fim que se propõem, foram nomeados para cargo ou função cujos beneficiários diretos são os membros juvenis, tais como Chefes de Seção, seus Assistentes, instrutores e auxiliares. Os Escotistas são os responsáveis pela aplicação do Método Escoteiro por meio do Programa de Jovens.

FORMAÇÃO DE ADULTOS

A formação é um processo permanente e contínuo, que, por meio de um sistema personalizado e flexível, oferece ao adulto:

a) Oportunidade de receber informações gerais sobre o Movimento Escoteiro e específicas sobre as tarefas e funções que irá desempenhar;
b) Aprender a desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para o desempenho bem sucedido da tarefa ou função;
c) Desenvolver-se e crescer como pessoa e como líder.

O Processo de Formação é composto por duas Linhas: Linha de Escotistas e Linha de Dirigente Institucional.

Cada Linha de Formação compreende três níveis: Nível Preliminar, Nível Básico e Nível Avançado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.